A Liga da Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental destina-se a alunos do primeiro ao quarto ano da Faculdade de Medicina da USP e tem como principal objetivo a introdução dos alunos ao ambiente cirúrgico, aos conceitos básicos de técnica operatória e à realização de vários procedimentos cirúrgicos em modelo animal.

As atividades da liga são de cunho eminentemente prático, e são realizadas durante as terças e sextas-feiras das 12:00 às 14:00 horas, nas dependências da Técnica Cirúrgica no quarto andar da FMUSP.

Os alunos são divididos em grupos de 3 a 4 elementos, sempre supervisionados pela professora responsável pela liga (Profa. Ana Cristina Aoun Tannuri). Cada atividade se baseia em um procedimento cirúrgico relevante para a formação de um cirurgião geral. Após uma discussão breve sobre a inserção do procedimento em questão na prática clínica, suas principais indicações, possíveis vias de acesso e complicações, o procedimento cirúrgico é realizado na íntegra pelos alunos no modelo suíno vivo, anestesiado, sob constante orientação da professora.

Pela extrema similaridade anatômica e pela manipulação em estruturas vivas, trata-se de uma forma extremamente didática e real para ensino de cirurgia e treinamento de habilidades cirúrgicas. Durante o ano, são realizadas atividades de grau ascendente de dificuldade e abrangendo procedimentos da cirurgia gastrointestinal, pediátrica, cabeça e pescoço, torácica, cardiovascular, plástica, urológica e dos transplantes. São realizados também procedimentos laparoscópicos com material de boa qualidade.

Ainda, propicia-se aos alunos interessados a possibilidade de desenvolvimento de trabalho de iniciação científica versando sobre assuntos discutidos durante as atividades.

Desta forma, esta liga tem sido muito bem avaliada pelos alunos em geral e representa oportunidade extremamente proveitosa de aprendizado prático em cirurgia.