A Disciplina de Topografia Estrutural Humana ministra aulas teóricas e práticas para alunos tanto do segundo quanto do terceiro anos do curso médico e ainda, para o segundo ano da EEUSP. Desta maneira, a Topografia Estrutural Humana representa uma atividade no ensino que busca a correlação de dados de anatomia e suas aplicações na prática clínico-cirúrgica.

O ensino no Laboratório da Disciplina de Topografia Estrutural Humana ocorre através de um método pioneiro, pois dividimos o Laboratório em “Estações de Trabalho”. Assim, durante o período da aula prática, a turma de alunos, dividida em grupos menores, farão rodízio através destas estações, onde terão de alcançar objetivos previamente determinados. (Team basead Learning – TBL).

Ainda, para alcançar a excelência na ministração dos cursos de graduação utilizamos a Plastinação que é um método que prevê a substituição forçada a vácuo, da água e lipídeos presentes nos tecidos biológicos, por polímeros curados, que em seguida adquirem dureza e resultam em espécimes duráveis e ainda, sem cheiro e secos.

Utiliza-se este método em secções do corpo humano, formando assim as placas de plastinação que podem ser utilizadas tanto para o ensino quanto para pesquisa. Essas coleções com cortes seriados com espessura entre 1 a 3 mm do corpo humano tanto nos planos transversal, coronal e sagital são utilizadas pelos alunos de graduação do curso médico. Assim, a anatomia através de cortes, anatomia seccional, é o substrato anatômico necessário para interpretação dos exames de imagem, cada vez mais importantes para a prática médica.

Estes cortes permitem estudo minucioso da topografia estrutural de todas as estruturas anatômicas, sendo ela, ocas ou maciças.

Assim, devido à necessidade de oferecer aos alunos uma visão seccional e por conseguinte topográfica, da anatomia humana, a utilização deste método em aulas práticas tornou-se imperiosa, uma vez que, as relações sintópicas das estruturas anatômicas em corte são superponíveis às que habitualmente realizam os aparelhos de formação de imagem.