O Programa de Pós-Graduação em Clínica Cirúrgica (PPG-CC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em Fevereiro de 1972, interessando todas as áreas cirúrgicas, com mestrado e doutorado. Em 1976, houve ampla reformulação por exigência da Comissão de Pós-Graduação e, em março de 1986, excluiu-se o Mestrado, permanecendo apenas o Doutorado. A Pós-Graduação foi adequado às normas vigentes àquela época, e da mesma forma em 2000, com modificação do corpo de Orientadores e Áreas afins.

Em outubro de 2008, reformulou-se, de forma mais ampla e profunda, o Programa de Pós-Graduação em Clínica Cirúrgica, constituindo-se a Comissão Coordenadora do Programa (CCP), com representantes docente e discente. Os orientadores do programa são oriundos das Disciplinas que integram o Departamento de Cirurgia da FMUSP, tais como as Disciplinas de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Geral e do Trauma, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental e Topografia Estrutural Humana.

No período de 2011 a 2013, dando-se continuidade à reestruturação do Programa, dentre outras ações, tais como reuniões com os orientadores para discussão sobre as metas a serem atingidas, reformulou-se as Linhas de Pesquisa e introduziu-se o site do Programa, para aumentar e melhorar a visibilidade do mesmo. O empenho para a consolidação do PPG em Clínica Cirúrgica tem sido a meta da atual Comissão Coordenadora do Programa, neste quadriênio 2014-2016, para incrementar a produção científica de relevância e implementar o potencial científico e tecnológico da área cirúrgica.

Secretaria do PPG-CC

Av. Dr. Arnaldo, 455, 4º. Andar, Sala 4207 – Telefone: 3061-7345
Horário: das 8h às 17h – Contato: Eliane Monico e Ana Dienn
E-mail:  eliane.monico@fm.usp.br; ana.dienn@fm.usp.br